Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2013

Resenha: Solanin 1 e 2

Inio Asano – Editora L&PM Pocket Mangá




Enfim a resenha de Solanin! Terminei esse mangá bem antes de A exposição das rosas, mas procrastinei, porque essa leitura significou tanto pra mim, que eu queria ler mais uma vez para transmitir isso melhor para vocês. Só que como já estou suficientemente atrasada com os livros da biblioteca (como sempre...), resolvi fazer agora de acordo com o que lembro de minhas impressões. Futuramente farei um texto pós-terceira-leitura, mas não no formato resenha, será tipo o “Caraminholas da minha cabeça”.  Mas vamos lá para a resenha!

Logo que acabei de ler o primeiro, fiquei alucinada e queria - mas não podia - sair para comprar a seqüência, porque já era madrugada. Senti uma intensa necessidade de escrever e desabafar tudo, mas nem meu notebook, nem um caderno estavam às mãos para me socorrer. Até hoje me arrependo. Mas já que não conseguia dormir, me conformei e reli inteirinho. E sinto que lerei muitas outras vezes ainda.


Foi sob indicação do canal da Luara no Youtube que conheci a obra. Ela já tinha avisado para comprar o 1 e o 2 juntos, por experiência própria dela, porém, só levei o 1, por medo de não gostar. Minha desconfiança foi, em grande parte, por ser mangá. É chocante, mas eu, grande adoradora de animes, nunca li um mangá inteiro. Nem sei o porquê. O fato é que eu não só gostei, como para mim, foi a melhor leitura de fevereiro (acho que vou criar uma tag, para os meus livros preferidos de cada mês, o que acham?).

Contando um pouco da historia, Meiko Inoue e Naruo Taneda, são namorados desde os tempos da faculdade - onde se conheceram - e moram juntos há um ano. Ela trabalha num escritório, ganha o suficiente para se sustentar em Tóquio e ao Naruo, que faz bicos de ilustrador, trabalha muito, mas ganha pouco. A trama começa a se desenrolar com a insatisfação de Meiko em relação ao trabalho e a vida passiva que levava. O ponto principal que toca a trama é a questão do amadurecimento e dos questionamentos que os personagens têm diante da transição da adolescência para a fase adulta. A constatação de uma vida mediana, regada a um emprego que não satisfaz, mas que paga as contas, causa uma grande dúvida: será possível ser adulto e responsável e realizar seus sonhos? A busca pela felicidade, a idealização de um sentido para a vida, as frustrações de se ver sugado pela rotina generalizada e sem graça... São só alguns dos questionamentos.

Os personagens secundários, os amigos do casal, que também se conheceram durante a faculdade, são um deleite a parte. Seus problemas e conflitos também são apresentados ao leitor, que acaba por se familiarizar com o grupo de amigos e com seus relacionamentos.




 Fazia tempo que não via uma história tão bem estruturada, com personagens comuns, mas tão especiais, por serem bem elaborados e causarem grande empatia em quem lê. Apesar de tratar de um tema tão batido, trata com singularidade. É melancólico, mas não depressivo, bem humorado, mas de forma alguma escrachado. Mistura tristezas e felicidades de uma forma tão real e tão presente no nosso próprio cotidiano, que fica impossível não se identificar. Tudo conspira para isso. O leitor mergulha nos sentimentos e pensamentos dos personagens e acaba por refletir sobre as próprias duvidas e expectativas diante da vida.




Um detalhe, mas que não deixa de ter importância: a qualidade do mangá como produto. A arte gráfica é excelente (também feita pelo Inio Asano), adiciona ainda mais beleza à obra. As páginas não são feitas com aquele papel tipo de jornal, são folhas um pouco mais durinhas que o sulfite que são coladas E costuradas. Só não gostei tanto da capa...achei um pouco sem graça. Mas perto das qualidades da historia isso nem merecia ser comentado aqui.

Grande indicação para aqueles que estão na faixa dos vinte anos, começando a faculdade, saindo da adolescência. E também para os que não estão, porque a leitura é muito gostosa e cheia de conteúdo. Todas as estrelas do mundo para Solanin.

5 (milhões) de estrelas

PS: Se você não gosta de mangás, dê uma chance a este. Só para este.

PS: Fizeram um live action com a historia, eu estou louca para ver, mas não acho para baixar! Quem achar, me manda o link depois, please. 

Um comentário:

  1. Obrigado, estava procurando a opinião de quem já leu, depois de ter lido duas séries do Inio Asano e ter achado incrível ambas decidi ler tudo dele.
    Ah, se ainda estiver procurando o live action
    http://fansubber.com.br/tracker/index.php?page=torrent-details&id=4883d1ba068674859e5c276d1ed4e903de883a66
    É um tracker fechado então você precisa de cadastrar primeiro.

    ResponderExcluir