Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Resenha: O Sol é para todos

Harper Lee – Editora Círculo do Livro




O livro aborda os acontecimentos de uma cidade norte americana chamada Maycomb, durante a época da Depressão. Tudo é narrado pelo ponto de vista de Scout, uma menina que começa o livro com 6 e termina com 9 anos. Filha de um advogado, ela, seu irmão Jem e o amigo Dill seguem sua rotina de escola e brincadeiras. Mesmo sendo bem infantis, as crianças tem suas idéias e pensamentos amadurecidos pra idade, culpa provavelmente, da criação que Atticus deu. Atticus é um pai e tanto. Relação muito bonita a deles. Alias, as melhores passagens na minha opinião são as conversas entre Scout e o pai e entre ela e o irmão. Inocente, ela sabe de muita coisa e nem sabe que sabe.


A autora mostrou como que  a maioria de nós perde a inocência e junto dela vai a sensibilidade a questões que não deveríamos negligenciar. Coisas que quando crianças nos fariam ficar indignados, mas que com a vida adulta aprendemos a nos resignar para não sofrer. Eu marquei tantas passagens... tem uma muito legal, em que Scout está “se transformando em dama” e pensa sobre a diferença de comportamentos entre os homens e as mulheres. Eu queria botar a frase aqui, mas acho que não vou por não, é melhor vocês lerem no contexto.


Esse livro é duma edição de 1960, eu comprei num sebo, então, apesar de estar bem conservadinho, ele cheira como um livro de sebo... Coisa que me incomodou bastante no começo, mas depois acabei acostumando. A leitura demorou um pouco pra engrenar...ainda mais por causa do cheiro. Mas agora que acabei, sinto falta da Scout e do povo de Maycomb. Queria que o livro continuasse mais um pouco... A história em si não é fantástica.. fantásticos são os persongens. Você acaba se apegando muito a eles e aos seus pensamentos, diálogos, ao que fazem.. Esse livro tem um filme tambem, que eu na verdade vi antes, mas lendo percebi que não lembrava de quase nada.. Então, se você ainda não leu... leia! Alias, quem já leu.... será que poderia me explicar o porque do titulo em inglês ser “To kill a mocking bird”? Tenho umas idéias a respeito mas acho que não é bem pelo caminho que eu acho que é... enfim, se alguém quiser me explicar, comente aí embaixo.

5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário