Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O que estou lendo #1


Lembram daquela minha idéia de alugar os livros na biblioteca e comprar os preferidos? Então, tá indo na medida do possível, minha gente. O problema é que sabe Deus porque, os livros que compro leio num suspiro (dois dias tem sido a marca) mas os que alugo, que tenho duas semanas para a leitura, vão se arrastando... Foda. E outra, percebi que quando leio da biblio, por mais que goste, não compro, acabo dando preferência pros que ainda não li. O que é justo, mas fura meu plano genial.

Mas vamos falar de coisa boa (iogurteira top term!), essa semana peguei mais três livros alugados e comprei outros três, sendo dois deles, mangás da LPM Pocket (publicidade gratuita mesmo, sem parceria nem cachê. Só porque gostei demais da qualidade “técnica” do mangá). Vou dar a sinopse deles (via skoob) mais adiante, e a resenha quando terminá-los!

Sinopse: Pequena Abelha, Chris Cleave




Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola. 

* Finalmente comprei esse livro! Tava querendo tanto..imaginem minha cara quando o achei no meio daquele mundaréu da Cultura (sim, eu não peço ajuda aos vendedores, eu procuro na raça mesmo.) E os comentários sobre eles não podiam ser melhores,  então, esperando muito (mas tentando não esperar...).


Sinopse: Solanin 1 e 2, Inio Asano




A Série L&PM Pocket Mangá traz ao leitor brasileiro as melhores histórias e autores de quadrinhos do Oriente, com opções para todas as idades. Em Solanin 1, do premiado quadrinista japonês Inio Asano, o jovem casal de namorados Meiko e Taneda decide dar uma virada em suas vidas e ir atrás de seus sonhos de música e liberdade. Solanin 2, a segunda e última parte da aclamada história de Inio Asano, mostra que, frente ao abismo entre os sonhos e a vida como ela se apresenta, às vezes improvisar é a única saúda possível.

* Esses são outros que eu tava com muita expectativa, por conta dos comentários. Fiquei meio assim, por ser mangá, mas levei. Esse li na mesma noite que comprei, depois no dia seguinte fui atrás da seqüência. Mais detalhes na resenha!


Sinopse: A exposição das rosas, István Örkény




Saudado como "O Molière Húngaro", István Örkény destas duas novelas usa o grotesco, a sátira e a ironia mordaz em ficções poderosas e premiadas. Esta obra compõe-se de duas novelas, que abordam com ironia a história recente da Hungria. Como ponto alto, a sátira ao militarismo e aos frágeis valores da classe média. 

* Essa sinopse achei bem pobrinha perto do que o livro é. Assim, desse jeito que tá, parece chato, mas pelo que li até agora, não é. Na resenha faço uma sinopse mais decente pra vocês, ok.


Sinopse: Os meninos da Rua Paulo, Ferenc Molnár




Com mais de um milhão de leitores e oitocentas reimpressões só no Brasil, "Os Meninos da Rua Paulo" é o clássico por excelência; pelo caráter universal e pela alta qualidade literária, mantém-se capaz de atingir um vasto público ao longo de décadas. A história dos garotos que defendem o "sagrado grund", um pedaço de terra que serve de palco para as brincadeiras, projetou o húngaro Ferenc Molnár na literatura mundial, tornou-se um best-seller e inspirou cineastas por todo o mundo - das adaptações para o cinema, a mais conhecida é de Zóltan Fábri (1969). Está para nascer uma geração que não se identifique com o espírito de amizade e união presente no livro. (...) A tradução brasileira é assinada pelo escritor, tradutor e dicionarista Paulo Rónai, grande divulgador da literatura húngara no Brasil. (...) Em suas palavras, Os meninos da rua Paulo "lembra-nos de uma verdade tão central como óbvia: que, nas horas e situações decisivas de suas vidas, os jovens querem mesmo é estar uns com os outros. [...] É entre eles que se firma os vínculos mais vitais e se trocam as emoções mais profundas".

* Só depois fui perceber que peguei dois autores húngaros... Esse é infanto-juvenil, mas tá fluindo menos que o A exposição das Rosas, vai entender. No prefácio, vi que tava com muito sono, quando em vez de “o idioma húngaro”, li “o IDIOTA húngaro”. Pensei: “Nossa, mas que jeito dele falar do autor...que será? Aí veio a compreensão... Fechei o livro e fui dormir depois disso. Mas aguardem a resenha, porque não desisti dele!


Sinopse: Reparação, Ian McEwan




Na tarde mais quente do verão de 1935, na Inglaterra, a adolescente Briony Tallis vê uma cena que vai atormentar a sua imaginação: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, tira a roupa e mergulha, apenas de calcinha e sutiã, na fonte do quintal da casa de campo. A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a menina, que nutre a ambição de ser escritora, constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia. Comete um crime com efeitos devastadores na vida de toda a família e passa o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.

* Eu li spoilers desse livro, o que me desencorajou um pouco, mas ainda tive vontade de ler, então peguei. Dei uma pausa, acho que não vou terminar antes do fim do prazo da biblioteca, mas dependendo, renovo o empréstimo.

Isso é tudo pessoal! 

4 comentários:

  1. Cara, gostei da maioria dos livros desse post... Depois que ler pll talvez eu pegue emprestado de vc :P via sedex a cobrar ou em julho quando te ver! QUERO LÊ-LOS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, tem algo que você precisa saber sobre mim: eu não empresto meus livros. Sou tipo a irmã do Gabriel com eles... extremo ciúme e tals. Fiquei pensando se falava ou não, mas acho que é melhor vc saber do que depois eu ficar estressada e ansiosa sobre...
      A parte boa, é que a maioria é da biblioteca, então não estão sobre meu poder.
      Espero que não se chateie, mas é isso ._.

      Excluir
  2. Ah xuh, tudo bem. Eu entendo esse cuidade e carinho. Eu até empresto, mas tem vezes q me arrependi muito... E eu conheço bem vc. Quando gosta de alguma coisa, ama com toda a alma. E isso não é algo ruim, é um lado muito bom seu. Gostaria de ser assim tb, mas eu não me apego tanto nas coisas, por mais q goste.
    Eu vou ver se compro mesmo, já q aqui não tem biblioteca. Ou senão eu baixo pela net, apesar de não gostar de ler livros no pc (mangás até vai, pq não é só escrita).
    Vou terminar de ler os outros posts tb! Talvez comente em mais algum :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho um lado bom. É egoísta, mas eu não posso evitar. Acho que seria pior se eu não falasse e emprestasse mesmo assim.. Geralmente tenho receio de falar não para quem me pede, mas acho que é pior quando não falo.
      Em livraria é fácil de achar, na internet eu já não sei... Qual você quer ler?
      yey! ahahaha

      Excluir